JUSTIFICATIVA
Este projeto visa estudar o corpo humano como um todo, ou seja, fornecer uma visão holística do organismo procurando desmistificá-lo e com isso tornar esta área do conhecimento mais atraente. É importante trabalhar de forma integrada conhecimentos de Matemática, Biologia, Português, bem como oportunizar situações em que os alunos possam desenvolver a coordenação motora e a criatividade, além de propiciar um maior entrosamento entre os mesmos e entre eles e o professor.
Objetivos:
- Permitir ao estudante construir a noção do corpo humano como um todo, percebendo que cada sistema realiza um conjunto de funções específicas, interagindo para a manutenção desse todo.
- Produção de textos, desenhos e atividades diversas sobre os sistemas do corpo, privilegiando a criatividade, o entendimento dos conteúdos e deixando de lado a mera transmissão de informação.
- Localizar os órgãos do corpo humano corretamente,conhecendo as funções de cada um.
- Motivar os educandos e educadores para melhor compreender o corpo humano, por meio de ações educativas que permitam uma interação teórico-prática;
DESENVOLVIMENTO
- Aulas teóricas de todos os sistemas que formam o corpo humano, estudando suas funções;
- Atividade prática: desenho do corpo humano incluindo seus órgãos de funcionamento.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
As classes foram divididas em grupos, que ficaram responsáveis para desenharem o corpo humano com seus órgãos, localizando: sistemas ósseo e muscular; sistema digestório e dentes; sistemas respiratório e circulatório; sistemas nervoso e urinário.
Outros sistemas do corpo humano foram apenas trabalhados em sala de aula (como o sistema reprodutor).
A professora direcionou as pesquisas, questionando e relembrando conceitos já vistos. Depois as crianças livremente o desenharam o corpo humano.
Ao final de todas as pesquisas, a professora recebeu os materiais produzidos pelos grupos e foram colocados em um painel na parede da sala.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu ao longo do projeto, na forma de observação e interferência. Ao final do projeto, foi visto com as crianças os desenhos e conferência das localizações dos órgãos.
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES
Através deste projeto, realizando essas atividades foi possível desenvolver os conceitos químicos, físicos, matemáticos e biológicos inter-relacionados desenvolvidos no 5º ano, o que possibilitou ao aluno uma visão sistêmica do corpo humano. Percebeu-se bastante interação no trabalho em grupos, como também o conhecimento em relação aos conteúdos estudados.
FOTOS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
Nenhum comentário:
Postar um comentário