Quem sou eu

Minha foto
Milhã, CEARÁ, Brazil
Graduada em Licenciatura em Ciências com Formação em Química e Biologia. Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Escolar. Atualmente estou prestando serviços na Secretaria Municipal de Educação do município de Milhã-Ceará.

24/11/2011

TRABALHANDO EM GRUPOS - 5º ANO - 2008

RECREAÇÃO0 5º ANO-2008

CONCURSO DE SOLETRAÇÃO - 5º ANO - 2008

A E.E.F. Cleonice Bezerra Pinheiro Rosa, objetivando despertar o interesse pela Língua Portuguesa e aumentar o vocabulário entre os alunos numa relação lúdica com as palavras e desenvolver a concentração e a memória realizará nos meses de março, abril, maio e junho, com os alunos do 5º ano, turno manhã, com a o Projeto "Soletrando".
A atividade consiste em uma disputa de soletração, que tem o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento de novas palavras da língua portuguesa. Além disso, o concurso busca aprimorar a ortografia e a expressão oral dos alunos. Como ocorreu no turno da manhã, os quatro finalistas da fase que está em andamento vão ser premiados com medalhas e bolsas de estudo em cursos de informática.
1- JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de ampliar o vocabulário na segunda língua e a relação desta com a língua materna, e procurando metodologias que favoreçam uma maior assimilação de palavras novas e concomitantemente reforçando conhecimentos anteriores e visando criar espaços onde exista uma maior interação e cooperação através de atividades em grupo.
Percebendo através das aulas diárias alguns alunos que têm dificuldade no trabalho ortográfico, e numa tentativa de ajudar aos mesmos, resolveu-se fazer um concurso de soletração baseado em um programa apresentado por uma emissora de televisão. 
2- OBJETIVOS 
2.1 OBJETIVO GERAL: Despertar o interesse pela Língua Portuguesa e aumentar o vocabulário dos alunos.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Trabalhar de forma lúdica para que as crianças aprendam corretamente as palavras de nossa língua; conhecer palavras da nossa língua, aprendendo como escrever corretamente, além de conhecer seus significados e palavras sinônimas; Enriquecer o vocabulário; favorecer o crescimento nas relações interpessoais.
3- CONTEÚDO ESPECÍFICO
 Vocabulário
4- METODOLOGIA
Ocorrerá a inscrição, compreendendo alunos do ensino fundamental, divididos da seguinte forma: 1º grupo – alunos do 5º ano A, 2º grupo – alunos do 5º ano B.
5- RECURSOS
Os recursos humanos utilizados serão os colaboradores e participantes. Os recursos materiais utilizados para a execução serão: papel, giz, quadro-verde, apagador, (prêmio para o 1º colocado) e medalhas de honra ao mérito.
6- AVALIAÇÃO
 A avaliação será feita, por todos alunos envolvidos no projeto através do desempenho dos alunos nas atividades propostas.
7- DESENVOLVIMENTO
- O campeonato será realizado durante os dias de sexta-feira, no horário após o recreio e contará com a participação de 30 alunos – entre 10 e 12 anos, pertencentes as salas de 5º ano do turno manhã, sendo as duas turmas A e B.
- A inscrição será realizada com uma semana do início do campeonato e serão dadas as palavras que os alunos deverão estudar para participarem do concurso.
- A cada semana, serão sorteados seis para se enfrentarem, e serão realizadas 5 eliminatórias de 6 concorrentes, onde teremos um semi-finalista, resultante da primeira etapa.
- Na segunda etapa participarão os 5 semifinalistas, onde ficarão 3 participantes para a final que será realizada na quadra da Escola, com a participação de todos os alunos e a comunidade, no período da manhã, em um dia a ser marcado, conforme o desenvolvimento do concurso.
8- REGRAS DO CONCURSO
- Cada aluno após o sorteio, alternadamente, terá que soletrar corretamente a palavra ditada pela professora.
- Nos casos em que tiverem dificuldades, poderão pedir ajuda a Professora Dulce Oliveira, que dará apoio explicando a origem das palavras ou fornecendo sinônimos, aplicação em uma frase e toques de Gramática.
- Aquele que conseguir soletrar corretamente o maior número de palavras estará classificado para disputar à semifinal.
- O concurso durará dois meses, incluindo eliminatórias, semifinal e final.
9- PREMIAÇÃO
- A todos os alunos será conferido um certificado de participação do concurso que será entregue na final do concurso.
- Os três finalistas receberão medalhas de participação e o campeão receberá um troféu, além da premiação.
- Será fornecida uma lista de palavras toda semana para que os alunos possam se preparar para a seletivas.
PATROCÍNIO
- Secretária de Educação: Doralúcia Landim Lucas
- Prefeitura Municipal de Milhã.
- Núcleo Gestor da Escola Cleonice Bezerra Pinheiro Rosa.

ALUNOS FINALISTAS
1- Lorena Cibelly
2-     Milena Silva
3-    Rebeca Pedroso
RESULTADO FINAL:
1º LUGAR: Lorena Cibelly
2º LUGAR: Rebeca Pedroso
3º LUGAR: Milena Silva

FOTOS

Seguidores

Total de visualizações de página