Quem sou eu

Minha foto
Milhã, CEARÁ, Brazil
Graduada em Licenciatura em Ciências com Formação em Química e Biologia. Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Escolar. Atualmente estou prestando serviços na Secretaria Municipal de Educação do município de Milhã-Ceará.

24/11/2011

TRABALHANDO COM O TANGRAM - 2008

PROJETO: TRABALHANDO COM O TANGRAM
PÚBLICO ALVO: alunos do 5º, 8º e 9º ano.
OBJETIVO: construir relações métricas utilizando as figuras geométricas que compõe o TANGRAM. Desenvolver a motricidade fina e a criatividade.
ASSUNTO: TANGRAM (quebra-cabeça Chinês utilizado em aulas de matemática).
PAPEL DE ALUNO: criatividade na realização das tarefas propostas (construção do TANGRAM e atividades utilizando todas as peças do jogo).
PAPEL DO PROFESSOR: propiciar situações desafiadoras fazendo com que o aluno observe, analise e construa relações.
INTEGRAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS: Arte e Educação e Matemática
INTRODUÇÃO

O Tangram, é um quebra-cabeça Chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado por apenas sete peças, com as quais é possível criar montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.
As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem, colocando-as lado a lado sem sobreposição.
Esse jogo foi trazido da China para o Ocidente por volta da metade do século XIX, e em 1818 já era conhecido na América, Alemanha, França, Itália e Áustria.
A origem e significado da palavra Tangram possui muitas versões.
Uma delas diz que a parte final da palavra "gram" significa algo desenhado ou escrito como um diagrama. Já a origem da primeira  parte "Tan" é muito duvidosa e especulativa, existindo várias tentativas de explicação. A mais aceita esta relacionada à dinastia Tang (618 – 906) que foi uma das mais poderosas e longas dinastias da história chinesa, a tal ponto que em certos dialetos do sul da China a palavra Tang é sinônimo de chinês. Assim, segundo essa versão, Tangram significa literalmente quebra-cabeça chinês.
Outra versão ligada a palavra chinesa Tangram, "Tchi Tchiao Pan", cuja tradução seria "Sete Peças da Sabedoria". O que nos fez crer que seu criador tivesse algum propósito religioso ou místico ao empregar as sete peças para descrever o mundo.
Porém, não existem registros históricos que comprovem essas relações. O que se sabe é que desde que o Ocidente entrou em contato com esse jogo, o Tangram vem demonstrando seu caráter sedutor que tem envolvido várias gerações, quer seja como passatempo ou como manifestação artística.
Disponível em http://cleanlourenco.blogspot.com.br/2010/04/tangram.html
HISTORIA QUE DÁ INÍCIO AO TRABALHO COM O TANGRAM
Era uma vez uma cidade onde todos eram iguais, todos eram quadrados, e ninguém questionava nada.
Porém, uma dia, uma menina começou a se dar conta dessa semelhança e perguntou à mãe o porquê das pessoas serem todas quadradas. A mãe simplesmente respondeu: "Porque sim!".
A menina inconformada resolveu dobrar-se ao meio, e cortar-se, pois assim formaria outras formas. Então assim procedendo, ela virou um pássaro, criou asa e conseguiu voar. Dessa maneira poderia conhecer outros lugares, ver outras pessoas.
Porém a menina queria mais. Então guardou uma das asa e dobrou a outra novamente ao meio, cortando-a e obtendo mais dois triângulos.
Agora,ela que era um quadrado,transformou-se em três triângulos e poderia formar uma série de figuras. Vamos ajudá-la?
 Depois de brincar muito com os três triângulos, ela pensou e decidiu não cortar outra vez o triângulo maior ao meio, mas encostar a sua cabeça  bem na metade do lado oposto. Ao dobrar-se bem, resolveu cortar-se na dobra recém feita, ficando então, com quatro figuras. Que  feliz que estava, poderia brincar muito agora com todas essas partes, construindo mais formas. Vamos brincar com ela?
Mas, acham que ela parou aí? Que nada! Continuou suas descobertas, desta vez cortando ao meio o trapézio que havia formado. Sabe o que obteve? Isto mesmo, um par de sapatos! Vocês já imaginaram o quanto ela aproveitou!
Caminhou, caminhou até cansar e viu que por todos os lugares onde ia, as pessoas eram sempre quadradas. Pobrezinha tanto andou que um dois sapatos quebrou o bico.
Ai, caminhou igual ao Saci-pererê, e acabou quebrando o salto.
Mas sabe o que aconteceu? Em vez de ficar triste ela ficou exultante, pois conseguiu dividir-se em sete partes.
Agora, vamos tentar montar as sete partes, para construir o quadrado inicial?
ATIVIDADE 1
    Com as peças do Tangram, construir um quadrado usando:
a) duas peças

b) três peças

c) quatro peças
ATIVIDADE 2
    Usando todas as peças do Tangram, montar as figuras que quiser, podem ser figuras de animais, de pessoas, objetos ou o que imaginar. Mas, atenção! Existe uma regra nessa montagem: não  se pode colocar peça sobre a outra.
ALUNOS DO 5º ANO - MANHÃ
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DO 5º ANO - 2008
BRINCANDO COM O TANGRAM
TRABALHO COM AS TURMAS: 8º E 9º ANO-TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações de página