PROJETO: A EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO
TEMA TRABALHADO: Como as crianças estão sendo acolhidas e como estão crescendo no semi-árido?
As turmas do 5º ano, turno manhã da E.E.F Cleonice Bezerra Pinheiro Rosa, trabalharam o Projeto do tema “Educação para a Convivência com o Semi–árido”, no mês de junho de 2008. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas atividades como: palestra, pesquisas de campo, e atividades com a participação de alunos, professores, com aprofundamento sobre as águas do lugar, e o ambiente que faz parte do município.
Através desse projeto espera-se provocar algumas mudanças educativas para a convivência dos alunos e comunidade com o sem-árido.
JUSTIFICATIVA
Sabendo da importância da água para a vida de todos os seres do nosso planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio ambiente como forma de garantir uma fonte futura.
OBJETIVO GERAL
Conhecer a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente em especial a água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
- Conhecer as formas de abastecimento de água do município, e sua maneiras de tratamento.
- Visitar algum reservatório de água para elaboração de relatório.
- Promover algumas mudanças de hábitos, indispensáveis à convivência e preservação do meio-ambiente.
CONTEÚDO
CONCEITUAIS:
- Saber sobre a necessidade de se economizar água.
- Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
- Conhecer as causas da poluição da água.
- Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
- Conhecer o percurso da água do rio até as casas.
- Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
- Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
- Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
PROCEDIMENTAIS:
- Ouvir textos informativos relacionados ao tema.
- Conhecer algumas experiências com a água nos seus três estados.
- Observar um rio poluído, que faz parte do município.
- Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vivemos.
ATITUDINAIS:
- Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
- Colaborar para a preservação da água no meio ambiente.
- Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
- Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
- Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
- Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
- Colaborar para a preservação da água no meio ambiente.
- Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
- Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
- Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
RECURSOS
- Quadro de giz, livro didático, revistas, vídeo, máquina fotográfica.
AVALIAÇÃO Hora social e exposição oral de trabalhos produzidos pelos alunos.
DISCIPLINAS TRABALHADAS ENVOLVENDO O PROJETO
CIÊNCIAS: Exposição do conteúdo sobre saneamento básico, contido no livro didático, mostrando a importância da água limpa, enfatizando os problemas com água contaminada. Os alunos puderam citar as condições das ruas em que moram, respondendo as questões: a) tem rede de esgoto? b) A água é limpa? , etc. Logo após houve uma explicação sobre o processo de tratamento da água, inclusive no nosso município. Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
ARTE E EDUCAÇÃO: os alunos após a aula de campo puderam desenhar e pintar os ambientes que visitaram,
GEOGRAFIA: estudou-se sobre bacias hidrográficas, citando os reservatórios que abastecem o município, mostrando também como ela chega as residências, e para onde vai.
LÍNGUA PORTUGUESA: os alunos fizeram redações contando os problemas da água no município, no mesmo instante instigou-se para que os alunos pudessem citar possíveis soluções para o problema.
RELATÓRIO
Iniciou-se o trabalho com a apresentação do projeto : “A Educação para Convivência com o Semi-Árido”, expondo conceitos sobre o meio ambiente, enfatizando principalmente sobre o tema que seria estudado.
Exposição do conteúdo sobre a água, tratado no livro didático.
Tira-dúvidas sobre o conteúdo exibido através de perguntas feitas pelos alunos.
Informações expostas pelos alunos a respeito do conhecimento do conteúdo.
Aula de campo: visita a passagem molhada, localizada na saída da cidade, onde os alunos durante o percurso tiveram oportunidade de ver diversas paisagens localizadas nos diversos ambientes, onde foi visto alguns locais poluídos, poças de água, lixos em locais inadequados.
Percebeu-se uma certa conscientização por parte dos alunos, pois os mesmos recriminavam sobre a sujeira dos locais, sempre alertando-nos para a preservação do meio ambiente.
Exposição das fotos tiradas durante a aula de campo.
Tira-dúvidas sobre o conteúdo exibido através de perguntas feitas pelos alunos.
Informações expostas pelos alunos a respeito do conhecimento do conteúdo.
Aula de campo: visita a passagem molhada, localizada na saída da cidade, onde os alunos durante o percurso tiveram oportunidade de ver diversas paisagens localizadas nos diversos ambientes, onde foi visto alguns locais poluídos, poças de água, lixos em locais inadequados.
Percebeu-se uma certa conscientização por parte dos alunos, pois os mesmos recriminavam sobre a sujeira dos locais, sempre alertando-nos para a preservação do meio ambiente.
Exposição das fotos tiradas durante a aula de campo.
Relatório Final feito pelos alunos em relação aos locais visitados, relacionando-os ao projeto estudado.
FOTOS DA AULA DE CAMPO
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